Avaliação do gato geriátrico

Avaliação do gato geriátrico

A expectativa de vida dos gatos domésticos tem aumentado significativamente ao longo dos anos devido a vários fatores, tais como: alimentação, manejo de doenças, vacinação preventiva, entre outros.

Existem alguns fatores que devem ser avaliados no paciente geriátrico especialmente a partir de 7 anos de idade.

O sistema imunológico do gato idoso é menos efetivo e algumas doenças crônicas associadas a idade podem agravar esse processo.

Estes gatos são comumente mais desidratados, apresentam alterações na pele, pois se higienizam menos, podendo também apresentar crescimento exacerbado das unhas devido ao fato de serem menos ativos de maneira geral.

Outros problemas de saúde frequentes que devem ser investigados no gato idoso são problemas de visão e audição, problemas dentários, doença renal crônica, doenças articulares degenerativas como artrose, doenças endócrinas como diabetes e hipertiroidismo, assim como hipertensão.

É muito importante levar em consideração os sintomas que possam ser indicativos de patologias, como vômitos, aumento na ingestão de água e frequência de urinar, vocalização (ficar miando mais do que o normal), dificuldade para se alimentar, entre outros.

Não deixe de fazer uma avaliação anual no seu gatinho a partir de 7 anos  de idade.

Dra. Melissa Orr – Médica Veterinária especializada em felinos

2019-09-02T11:44:52+00:00