Você sabia que os animais também fazem quimioterapia?

Você sabia que os animais também fazem quimioterapia?

Assim como os humanos portadores de determinadas neoplasias, nossos amigos de quatro patas também fazem uso de medicamentos indicados para o tratamento dos inúmeros tipos de câncer que os acometem.

A quimioterapia é indicada em diversas situações, após avaliação do oncologista. Pode ser parar curar o animal, antes de uma cirurgia, para evitar a recidiva do tumor ou até mesmo com caráter paliativo, para aumentar a expectativa e qualidade de vida do paciente.

Pode ser usada como terapia única, ou associada a outras modalidades como acupuntura, crioterapia e fitoterapia, por exemplo.

O tipo de medicamento usado, bem como a duração do protocolo, dependem de fatores como: o tipo da neoplasia, idade do animal e condições gerais dele. Alguns quimioterápicos são aplicados nas clinicas veterinárias e outros são administrados em casa, pelo tutor.

Quando a aplicação é feita pelo médico veterinário, é fundamental que seja feita por um oncologista, em uma clínica veterinária com instalações adequadas e seguindo os padrões recomendados pela vigilância sanitária, garantindo assim a biossegurança do animal, profissional, tutor e do ambiente.

Nas situações em que é indicada a administração do quimioterápico na casa do animal, é de extrema importância que o tutor receba todas as orientações (inclusive por escrito) de como manipular e armazenar esse medicamento. O oncologista está preparado para orientar, inclusive como realizar a limpeza de urina e fezes desses animais.

Da mesma forma que acontece em humanos, os animais também apresentam efeitos colaterais pós-quimioterapia. Queda de pelo (menos frequente que a queda de cabelo nos humanos), vômito, diarreia, perda de apetite e alterações nos exames de sangue são os efeitos mais comumente observados.

Dessa forma, é fundamental que exista um comprometimento do tutor em relação ao animal, ao profissional e até ao meio ambiente quando se inicia um tratamento de quimioterapia. Pois assim, todos os envolvidos terão o mesmo objetivo, que é cuidar do paciente oncológico com consciência, qualidade técnica e o acolhimento necessário.

2019-05-21T14:04:32+00:00