ORIENTAÇÕES PRÉ E PÓS OPERATÓRIAS

  Abaixo seguem orientações básicas realizadas pela nossa equipe de veterinários, lembrando-se que elas serão realizadas nas consultas pré e pós operatória a fim de se esclarecer todas as dúvidas, inclusive em alguns momentos serão realizados orientações específicas dependendo da complexidade e gravidade do caso.

 

  ORIENTAÇÕES PRÉ OPERATÓRIAS - Antes do Procedimento Cirúrgico:
 
  O preparo do paciente (animal) é muito importante para a segurança no trans e pós operatório.
 
  Nossas orientações :
 
- Realização de exames pré operatórios clínicos e laboratoriais antes do procedimento (salvo animais que já estejam sendo acompanhados pelos veterinários de nossa equipe).
- Jejum de sólido (comida) a partir da 0:00hs (meia noite do dia anterior) do dia da intervenção cirúrgica e jejum de água pelo menos 2 horas antes.
- Os animais devem ser trazidos entre 8:00 e 9:00hs da manhã do dia agendado, sendo encaminhados pela nossa equipe para os canis de pré-operatório onde serão preparados para o ato cirúrgico.
- Ao deixar o animal, o proprietário deverá confirmar seus dados (principalmente telefones) e assinar o termo de autorização cirúrgica. Após o término da cirurgia os proprietários serão avisados (via telefone) e orientados quanto ao horário o qual devem vir buscar seus animais (salvo casos em que os animais terão a necessidade de ficarem internados). 
 
 
 
  ORIENTAÇÕES PÓS OPERATÓRIAS - Após o Procedimento Cirúrgico:
 
  O sucesso de uma cirurgia não consiste somente na habilidade e capacidade do cirurgião e sua equipe e sim na reabilitação do animal após o procedimento, sendo assim, temos que entender que o pós operatório é fundamental e tão importante quanto a cirurgia e é de inteira responsabilidade do proprietário ( salvo casos em que o animal está internado e sob responsabilidade de nossa equipe). 
 
  Nossas orientações aos proprietários:
 
- Deve se cercar de artifícios para que o animal não consiga lamber ou coçar os pontos e/ou área operada, usando assim: colar elizabetano, roupa cirúrgica, curativos ou imobilização (conforme orientação do veterinário). 
- Observar o animal para que o mesmo não consiga burlar os mecanismos citados acima, e entrar em contato imediatamente com o veterinário caso isto ocorra, funcionamos 24 horas, caso o veterinário responsável nâo esteja disponível o plantonista irá auxiliar.
- Seguir rigorosamente o esquema terapêutico receitado pelo médico veterinário responsável, entrando em contato com o mesmo caso ocorram reações medicamentosas (coceiras, vômitos, diarréias, etc..)
- Observar a região operada e/ou pontos no que tange a inchaços, secreções, colorações, cheiros, etc.. , comunicando o veterinário responsável para avaliação, intervenção ou esclarecimentos.
-  Trazer o animal para curativos e/ou medicações e/ou avaliações e retirada dos pontos na data agendada.
- Todos os animais que se submeteram a atos cirúrgicos (principalmente em casos de cirurgias oftálmicas e ortopédicas) devem ficar em repouso, confinados ( presos em espaços reduzidos)  e separados de outros animais até a liberação pelo veterinário responsável. 
 
OBS: Caso haja necessidade de procedimentos e/ou intervenções pós operatórias por descuido do proprietário ( animais que conseguem retirar pontos ou curativos), os mesmos serão cobrados a parte.
 
 

Voltar