DOENÇA DO CARRAPATO ( BABESIOSE)



  Babesiose é uma doença causada por protozoários do gênero Babesia, é transmitida por picadas de carrapatos contaminados,  sendo que os hospedeiros são todos os animais domésticos, de todas as idades e resulta em anemia progressiva .

  O período de incubação gira em torno de 2 semanas, mas alguns casos ficam sem serem diagnosticadas por meses a anos.

 Os parasitas (babesia) atacam os eritrócitos (glóbulos vermelhos), produzindo rápida destruição dos mesmos, com conseqüente anemia tanto direta como imunoinduzida. Esta patologia pode causar morte em poucos dias e decréscimo do volume globular, para menos 20%.

 Os sintomas podem ser agudos ou crônicos e os animais afetados podem apresentar: perda de apetite, apatia, mucosas pálidas, febre, esplenomegalia (aumento de baço), perda de peso, anemia, diminuição na taxa de plaquetas, icterícia (amarelamento de mucosas), desorientação,  fraqueza e pode causar insuficiência renal e/ou hepática.

  O diagnóstico é feito através dos sintomas clínicos (clínica soberana), somado ao exame de hemograma, ultrassonografia (esplenomegalia), esfregaço sanguíneo, sorologia de antígeno-anticorpos e PCR (exame de DNA com especificidade de 99,9%) .

  O tratamento será receitado pelo seu médico veterinário, os animais tratados podem ser curados, mas a recidiva ( retorno da doença) é comum e pode ocorrer através de recontaminação por carrapatos.

  O prognóstico é bom para maioria dos casos, dependo do grau que a doença se encontra.

  Todos animais em contato com o paciente infectado devem fazer exames para detecção de possível contaminação.
 

Voltar